28 de agosto de 2011

FELIZ DIA DOS CATEQUISTAS!



Hoje e sempre..\O/

CATEQUISTA

Com o coração e a mente em DEUS e os pés na realidade do irmão,

Anunciamos com alegria e entusiasmo o que o CRISTO nos ensinou, para

Transformar a sociedade, construindo a “civilização do AMOR”.

Ergamos nossa voz contra a injustiça. Sejamos profetas,

Quando necessário for

Uma vez, duas, três, todos os dias...

Insistir sempre, agredir nunca.

Sejamos pessoas de PAZ, LUZ e SAL, nossa vocação.

Trabalhemos, com eficácia, no MINISTÉRIO DA PALAVRA.

Amor, a meta do nosso caminhar...


PARABÉNS PELO SEU DIA!

ORAÇÃO DO CATEQUISTA



SENHOR, TU ME CHAMASTE A SER CATEQUISTA NA TUA IGREJA NESTE IMENSO BRASIL, NA TUA COMUNIDADE QUE TAMBÉM É MINHA.
TU ME CONFIASTE A MISSÃO DE ANUNCIAR TUA PALAVRA, DE DENUNCIAR O PECADO, DE TESTEMUNHAR, PELA MINHA PRÓPRIA VIDA, OS VALORES DO EVANGELHO.
RECUO DIANTE DE TEU CHAMADO. É PESADA SENHOR, A MINHA PRÓPRIA VIDA, OS VALORES DO EVANGELHO.
CAMINHAREMOS JUNTOS, SENHOR, TU, APOIANDO-ME, ILUMINANDO-ME; EU, COLOCANDO-ME A TUA DISPOSIÇÃO, À DISPOSIÇÃO DA IGREJA, PREPARANDO-ME E ATUALIZANDO-ME SEMPRE MAIS PARA SERVIR MELHOR AO TEU POVO.
FAZE-ME TEU INSTRUMENTO PARA QUE VINHA O TEU REINO, REINO DE AMOR À PAZ, DE FRATERNIDADE E JUSTIÇA, REINO, ONDE DEUS SERÁ TUDO EM TODOS.

AMÉM

Dia dos Catequistas...

SER CATEQUISTA UM CHAMADO DE DEUS

PARA QUE DEUS NOS CHAMA?
Ele nos chama para: anunciar a sua Palavra, ser testemunhas dos valores do seu Reino e para sermos os porta-vozes da sua mensagem.

NOSSA VOCAÇÃO É UM PRESENTE DE DEUS.
Somos chamados porque DEUS nos ama. Este amor exige uma resposta.
Nossa vocação de catequista se insere e tem sua raiz na vocação cristã. No Batismo e na Crisma recebemos o compromisso de colaborar no anúncio da Palavra de DEUS, segundo as nossas condições.

TER CONFIANÇA EM DEUS.
Pensamos, muitas vezes que não somos capazes de realizar a nossa missão catequética. Isto pode até nos levar ao desânimo. Por isso, é importante que confiemos em Deus, certos de que é um serviço de DEUS e para DEUS.

O SER CATEQUISTA SE RENOVA CADA DIA.
Os catequistas, através de sua missão, experimentam momentos de alegria, de paz, de entusiasmo, apesar do cansaço, das renúncias e dos sacrifícios. A lembrança, renovada cada dia, do primeiro chamado de Deus, ajuda a sermos perseverantes e fiéis.

COMO A NOSSA VOCAÇÃO DE CATEQUISTA SE MANIFESTA NO DIA-A-DIA?
Há sinais evidentes que transparecem na nossa vocação, tais como: gosto pela
catequese; busca de criatividade para melhorar os encontros catequéticos;
esperança de melhorar a nossa sociedade; comunicação no grupo de catequista; alegria ao sentir os bons resultados; motivação para obter uma crescente formação e a consciência de ser enviado em nome da Igreja.


A VOCAÇÃO DO CATEQUISTA É COMUNITÁRIA.
Ela abrange toda ação da comunidade. Quando o catequista tem consciência de
que o seu chamado foi feito por DEUS e que foi enviado pela comunidade,
desempenha nela um serviço eficaz e efetivo. Colabora também na transformação da sociedade, pelo testemunho comunitário e pelo anúncio da Palavra de DEUS.


Fonte: http://www.catequisar.com.br

27 de agosto de 2011

Joguinho dos Sacramentos...

Para que seu encontro sobre Sacramentos, seja complemento, ai vai este joguinho!!

Não esqueça que a brincadeira é apenas um complemento para o seu encontro, que deve ser rico em informações e falado com uma linguagem de acordo com a idade de cada criança na catequese.

1º passo imprimia este desenho:




















Preste atenção em como dobrar e pronto!

Já pode usar uma ferramenta bem diferente e interessante para ensinar seus pequenos a grande graça dos SACRAMENTOS.

1. Pegue uma folha de papel retangular...

2. Dobra a parte da folha para um dos lados, formando um triângulo.

3. Dobre o pedaço de folha que sobra do triângulo e corte.

4. Agora abras o triângulo e verás um quadrado perfeito.

5. Dobre a folha outra vez em triângulo, mas usando o outro canto.

6. Abre o papel: Repare que tens dois vincos na folha.

7. Dobra todos os cantos da folha até o meio, onde os vincos se cruzam.

8. Vira o papel ao contrário de forma que as partes dobradas fiquem

Viradas para baixo. Continues a ter vincos desenhados.

9. Volte a dobrar todos os cantinhos até ao meio, onde os vincos se cruzam.

10. Quando todos os cantinhos estiverem dobrados, a folha terá oito triângulos à vista. Põe um pontinho de cor diferente a cada triângulo.

11. Segura na folha virada para ti dobra-a ao meio (para o lado) e volta a abrir.

12. Abre os cantinhos e faz um desenho em cada triângulo, que diga coisas bonitas, ou já faça o teste escrevendo o nome dos Sacramentos, (Como são 8 triângulos... Utilize um para escrever o número 7 ou escrever AMOR, por exemplo).

13. Vire outra vez ao contrário, põe os dedos dentro dos cantinhos e ajeita a folha para ficar no formato correto do joguinho.

COMO JOGAR...
Junta e afasta os dedos para o lado e para frente para mover. Pede alguém para escolher um número e mova quantas vezes a pessoa pediu. No número em que acabares só ficam quatro triângulos a vista. A outra pessoa tem que escolher um.
Ex: Escolhi o número sete. Com os meus dedos eu faço a brincadeira de vai e vem parando no número escolhido. Olho para os quatro triângulos e escolho, por exemplo, a palavra Eucaristia... Na parte de trás deverá terá ter uma pequena explicação sobre o Sacramento.

4 de agosto de 2011

Vocação e testemunho!

O mês de agosto é dedicado às vocações e nada melhor apara começá-lo que um lindo testemunho de amor ... "Estou enviando para você o testemunho de um padre que eu não o conheci, mas ouvi falar muito sobre ele. O nome dele é Padre Emiliano Tardif. No vídeo é ele próprio quem está falando do seu testemunho. Ele faleceu em 1999. Em 1973, ele teve uma doença no pulmão muito séria e cinco pessoas, três homens e duas mulheres, ao visitá-lo pediram para orar por ele. Com esta oração ele ficou completamente curado. Juntamente com a sua cura ele recebeu um dom do Espirito Santo para orar pela cura das pessoas enfermas. Ele pregou pelo mundo inteiro inclusive no Brasil. No testemunho ele fala em espanhol, mas dá para entender muita coisa, porque é uma língua parecida com a nossa. Abaixo do vídeo tem uma pequena biografia sobre ele.


http://www.youtube.com/watch?v=w4zLm3GtYao&feature=player_embedded


Pe. Emiliano Tardif é um das mais importantes personalidades carismáticas da atualidade. Canadense (1928 - 1999), foi ordenado em 1955 como Missionário do Sagrado Coração. Ele dedicou-se ao trabalho humanitário com os pobres até 1973, quando ficou seriamente doente. No entanto, através das orações de um grupo carismático ele foi instantaneamente curado. Ele então interessou-se no Movimento Carismático e logo após descobriu o extraordinário dom de cura com que foi favorecido. Desde então ele tem viajado por todo o mundo para anunciar a todos que "Jesus está vivo e ainda hoje realiza milagres e maravilhas do mesmo modo como fez há 2000 anos atrás" : suas Missas de cura são superlotadas. Pe. Tardif é considerado uma pessoa com um dos maiores dons de cura de todos os tempos. Centenas de milhares de curas são atribuídas a ele, muitas das quais são cuidadosamente documentadas. Entre estas curas há muitos casos de pessoas que apresentaram câncer terminal e AIDS. Em 1980 Pe. Tardif fundou uma nova comunidade carismática, Servos de Cristo Vivo, os quais se espalharam por todo o mundo muito rapidamente. A matriz da comunidade tem sua sede em Santo Domingo, onde Pe. Tardif tem residido por muitos anos. No entanto, ele passa oito meses do ano viajando pelo mundo, como já foi mencionado. Pe. Tardif é também dotado com os dons do 'conhecimento' e do 'discernimento'. Ele é considerado um dos líderes do Movimento Carismático Mundial. Ele é também o autor de livros de sucesso, entre os quais "Jesus é o Messias", "No Fogo do Amor" e "O Novo Pentecostes". Padre Emiliano Tardif, M.S.C., canadense, foi missionário na República Dominicana, onde era responsável por um centro de formação para a evangelização. O exercício de seu ministério de pregação o levou a percorrer durante anos numerosos países no mundo inteiro. Seu primeiro livro, Jesus está vivo, foi traduzido em dezoito línguas, totalizando mais de um milhão de exemplares."


Freio Junior.