26 de maio de 2011

Maio - Maria - Mulheres - Mães!

MAIO, MÊS DEDICADO A NOSSA SENHORA
Maria do hebraico é igual a Miryam que significa amada.

Maria, nome de muitas mulheres nas Sagradas Escrituras: Maria a irmã de Moisés (Ex 15, 20ss), Maria Madalena (Luc 8,2), Maria a irmã de Lázaro e Marta e muitas outras. Mas aqui queremos falar de MARIA, A MÃE DE JESUS e esposa de José (Mt. 1,18-25; Luc 1,26-38).

Maria aparece nos Evangelhos como uma jovem mulher simples que sabia guardar todas as coisas em seu coração (Luc. 2,19.51). O caráter messiânico é afirmado na narrativa da visita de Maria a Isabel (Luc. 1,39-56). Hoje na Igreja, Ela é invocada como a estrela da Nova Evangelização, aquela que primeiro anunciou a boa nova. Por essa e por tantas outras passagens que encontramos nos Evangelhos, Maria é apresentada como modelo perfeito de discípula e missionária. O catecismo da Igreja diz: "Por sua adesão total à vontade do Pai, à obra redentora de seu Filho, a cada moção do Espírito Santo, a Virgem Maria é para Igreja modelo de fé e de caridade (CIC967)". E continua o catecismo: "A Virgem Maria é reconhecida e honrada como a verdadeira Mãe de Deus e do Redentor. Ela é também verdadeiramente Mãe dos membros de Cristo (CIC963)".

No documento de Aparecida o Papa nos convoca: "Permaneçam na escola de Maria, inspire-se em seus ensinamentos. A Virgem pura e sem mancha, é para nós escola de fé destinada a nos conduzir no caminho que conduz ao encontro com o Criador do céu e da terra" (DP 270). Por tudo isso e muito mais que a Igreja dedica todo o mês de maio para a devoção à Santíssima Virgem Maria. Nossa Senhora de Lourdes, Fátima, Aparecida, Guadalupe, Maria e mil nomes, mas a mesma Maria de Nazaré, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, filho de Deus por obra do Espírito Santo.

Mas, a Igreja não reconhece a devoção que não leva ao encontro pessoal com Jesus Cristo. A devoção que a Igreja prega é aquela que conduz a Cristo, o único que tem o poder de salvar a humanidade, pois só Ele é o caminho, a verdade e a Vida. O bom cristão sabe que o amor por Maria não está acima do que sentimos por Jesus Cristo. É um amor diferente, um amor de filho para mãe. Afinal, qual de nós não ama incondicionalmente a mãe?


Padre Sílvio
Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe
Editorial do Jornal SEMEANDO - maio/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente....