Tenho observado que alguns orientadores, apesar de ser muito bom, não conseguem um controle sobre seus grupos de ensino e evangelização. Uma das horas mais difíceis é das brincadeiras que acabam transformando-se em uma verdadeira desordem.
Então apresento algumas dicas!Espero que possam ajudar
Preparação — Selecione as brincadeiras e separe todo o material necessário para o desenvolvimento de cada uma.
1. Condução. Evite intervalos entre uma brincadeira e outra. Se possível, enquanto uma pessoa desenvolve uma brincadeira, outro líder deve estar preparando a seguinte. Comece sempre com uma brincadeira do tipo “quebra-gelo”.
2. Apresentação. Anuncie o nome da brincadeira. Isso ajuda a identificar a atividade, facilitando a compreensão e a participação.
3. Formação. Forme os grupos que participarão e a posição que devem adotar (em círculo, sentados, em filas de frente uma para a outra etc.).
4. Explicação. Explique cada brincadeira. Como inicia pontuação, término... etc.
5. Demonstração. Execute as etapas da atividade, salientando os pontos mais difíceis, para que todos captem a idéia dos passos a seguir.
6. ‘Alguém tem dúvidas?”Faça sempre essa pergunta.
7. O sinal para começar. Deve ser claro e depois de um breve suspense, para criar expectativa.
8. Durante a atividade. As palavras-chave são: controle, motivação, entusiasmo e participação. Apesar de sermos os condutores da brincadeira, deveríamos atuar como quem está se “divertindo como louco” gritando, sorrindo, motivando quem fica para trás.
9. Final Um apito, ou bater palmas seguido de um sinal com o braço levantado e a mão aberta, ou simplesmente um grito bem claro: “Parou!”
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