6 de junho de 2010

A ESTRUTURA DA MISSA CATÓLICA

A missa, na acepção simplificativa popular, é a celebração dominical comunitária do mistério pascal. Ela é essencialmente, uma memória do evento em que Cristo passou do estado de fraqueza e de enfermidade na carne ao estado de glória, no qual o Pai o constituiu Senhor da história e do cosmo e "espírito vivificante" para toda criatura.


Uma missa católica geralmente contém cinco partes bem definidas:

- RITOS DE ENTRADA:
Compostos pela "saudação trinitária" pronunciada pelo sacerdote, a quem se une a assembléia; pela recíproca "confissão comunitária"; pela "imploração" da divina misericórdia com o canto do "Kyrie", alternado entre o celebrante e os fiéis; e o hino de louvor do "Glória", recitado pelo celebrante juntamente com os fiéis.

- LITURGIA DA PALAVRA:
contém o "salmo responsorial", escandido entre leitor e comunidade, o "canto aleluítico", que precede a "liturgia Verbi" extraído de um dos quatro evangelistas segundo o ciclo anual; a esta segue a "homilia", meditação aprofundada da proclamação da Palavra. A profissão de fé com o "Credo", recitado pela assembléia juntamente com o sacerdote, é como um grande e coletivo "Amém" a que se segue "a oração dos fiéis", intercessão pelas necessidades universais.

- LITURGIA EUCARÍSTICA:
aqui começa a fase estritamente sacramental da celebração: a atenção litúrgica desloca-se do ambão para o altar por meio do "ofertório", ou seja, a oferta do pão e do vinho com a segunda oração presidencial, a "oração sobre as oferendas"; segue-se a "oração eucarística", que é recitada somente pelo celebrante. Terminado o prefácio, o celebrante convoca toda a assembléia ao tríplice louvor do "Sanctus" para se recolher em seguida na "palavra-memorial" ou epiclese consecratória sob intercessão do Espírito Santo, segue-se a grande oração das "intercessões", união da Igreja itinerante com a Igreja gloriosa, agradecimento e intercessão ao mesmo tempo.

- RITOS DE COMUNHÃO :
constam da oração comunitária do "Pai Nosso", ponte entre a consagração e a consumação do banquete; depois vem a "doxologia-aclamação" da assembléia, o augúrio e "a troca da paz", a "fractio panis" com a invocação no "Agnus Dei" e o convívio, sinal do banquete no Reino; terminam os ritos com a terceira oração presidencial, expressão de reconhecimento e súplica de eficácia do mistério celebrado.

- RITOS DE DESPEDIDA: 
podem conter avisos do celebrante à comunidade, além da saudação final, do "a missa terminou, ide em paz" e da bênção, além de música final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente....