2 de outubro de 2010

Sacramento da Reconciliação

O Sacramento da Reconciliação é na verdade um tesouro que o próprio Jesus nos deixou.
É o Sacramento não da Penitência, mas sim da RECONCILIAÇÃO para com Deus e nossos irmãos.
Devemos nos lembrar que a Confissão não é a Penitência em si para os nossos pecados causados, e sim o início para uma vida nova, determinados a não o cometermos novamente, é o reparo espiritual, moral para nossa consciência e nossos irmãos em Cristo que ofendemos, e o sacerdote é o representante de Jesus na Terra, onde ele não na condição de sacerdote, mas um amigo que nos aconselhará quando for preciso, e é ele que nos absolve “em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”.
Após uma boa confissão temos a certeza, tomamos posse da verdade de que fomos totalmente perdoados e damos continuidade a uma vida em santidade.
Lembramos também que Jesus foi tentado por quarenta dias no deserto, e em momento algum Ele pecou.
É um privilégio para nós cristãos termos esse Sacramento.
Ver (Jo 20,19-23) “Aqueles a quem perdoardes os pecados serão perdoados. Aqueles a quem retiverdes, serão retidos”.
O ladrão que se arrependera onde dizia que ele merecia ser crucificado, mas Jesus não. Jesus a partir de seu arrependimento o perdoou, e mais, disse-lhe: "Ainda hoje estarás Comigo."
Para se confessar é preciso um profundo arrependimento pelos pecados e fazer um exame de consciência muito bem feito, procurando lembrar de todos os pecados, inclusive nossas omissões, auto-suficiência etc...

Boa RECONCILIAÇÃO com Deus e também com os irmãos !

Dinâmica sobre Sacramento da Reconciliação

Material:
- Balas ou Bombons (Ver No. de Catequizandos)
- Mesmo número de Corações de cartolina vermelha com uma frase ou passagem bíblica
- Fita Dupla Face para colar as balas/bombons nos corações
- 1 caixa com tampa

Colocar 2 cadeiras, sendo que os catequizandos sentam um de frente para o outro (Como se fosse o Sacerdote e o catequizando).
Colocar a caixa com o Tesouro (fechada) em uma mesa.
Colocar um catequizando sentado e você chega e senta à sua frente para demonstrar.
catequizando pergunta: Mestre o que é preciso para merecer o tesouro do Reino dos Céus?
Você responde: É preciso que no fundo do coração você esteja arrependido dos seus erros/faltas e se esforce para não mais cometê-los!
Você pergunta: E você realmente ainda quer esse tesouro?
O catequizando responde: Sim quero e muito!!
Catequista responde: Então se dirija à caixa pois o tesouro o aguarda.
O catequizado abre a caixa e por alguns segundos lê, pega o coração com balas/bombons etc..., fecha a caixa, sai e volta para o seu lugar e a dinâmica prossegue até que todos tenham recebido o tesouro.
Ao final de tudo dizer:
O coração representa o Amor de Jesus por cada um de nós, Ele nos perdoa independente do tamanho ou gravidade de nossos pecados.
A bala/bombom, representa as bênçãos de Deus ao ver que nos arrependemos e estamos em COMUNHÃO(=COMUM UNIÃO) com Ele novamente e com nossos irmãos.
Ao final pode-se colocar uma fita/cd ou até mesmo todos cantarem um cantico de Paz,para que todos se saldem!

Retirado do blog semeando catequese.

3 comentários:

Comente....